As crises demandam a participação ativa da liderança, pois exigem adaptações nas rotinas de processos internos e externos, entre outras deliberações estratégicas para a empresa.
Veja a seguir quais ações do líder podem auxiliar na redução dos impactos da atual pandemia nas organizações.
- Atenção aos colaboradores
Procure adaptar a rotina de trabalho às novas medidas de prevenção, como trabalho remoto, escalas flexíveis, férias antecipadas, entre outras medidas que atendam à especificidade da sua indústria.
- Converse com seus clientes
Entre em contato com seus clientes para entender a nova realidade deles e oferecer novos meios para comunicação, compras e prestação dos serviços.
- Adapte os processos
Revise os processos da sua indústria, identificando aqueles que precisam ser ajustados, como nova organização da equipe, atendimento ao cliente, logística, infraestrutura de tecnologia.
- Fortaleça a comunicação
Mantenha contato contínuo com sua equipe e seus clientes, informando ações e medidas que estão sendo tomadas pela empresa. Nesse momento, é importante passar segurança e confiança.
REFERÊNCIAS
- FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ. Covid-19: check list para os negócios. 2020.
- MCKINSEY. Leadership in a crisis: responding to the coronavirus outbreak and future challenges. 2020.
- MCKINSEY. The CIO’s moment: leadership through the first wave of the coronavirus crisis. 2020.