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Como os portadores de doenças respiratórias podem se proteger da COVID-19?

Como os portadores de doenças respiratórias podem se proteger da COVID-19?

É fundamental o respeito às devidas precauções e a adoção de um estilo de vida saudável.

Já sabemos que idosos são mais propensos às complicações da COVID-19 por conta das alterações no sistema imunológico naturais da idade. Outros grupos de risco incluem os portadores de doenças crônicas.

asma, por exemplo, é uma doença pulmonar crônica, caracterizada por sintomas como: falta de ar, aperto no peito, tosse, secreção nos pulmões, deixando-os mais sensíveis. Exige atenção redobrada nesta situação pandêmica, pois, os asmáticos acabam tornando-se mais suscetíveis às complicações respiratórias que podem desenvolver, ao contraírem o novo coronavírus.

Portanto, é fundamental o respeito às devidas precauções e à manutenção do tratamento anti-asma, com atenção às crises respiratórias e à frequência que surgem, bem como acompanhamento médico para o bom controle dos sintomas.

Outro fator que auxilia no tratamento da asma é cuidar continuamente da imunidade, mantendo inclusive as vacinas contra influenza/gripe em dia. Assim como a alimentação equilibrada e a prática de atividades e exercícios físicos.

Seguem informações importantes em relação ao movimento responsável:

Você sabe a diferença entre Atividade Física e Exercício Físico?

  • Atividade física é qualquer movimento feito pela musculatura que resulta em gasto energético. Exemplos: andar a pé, passear com o cachorro, fazer faxina, lavar o carro, andar de bicicleta, etc.
  • Exercícios físicos são atividades sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética, sempre com a orientação de um profissional. Exemplos: musculação, atividade funcional, corrida orientada, zumba, entre outros.

A prática de atividades físicas, é extremamente importante para que o indivíduo se mantenha em movimento, para desfrutar de alguns benefícios por intermédio da saúde física, mas para que se obtenha benefícios específicos e que se aproprie de saúde física, metal e social, é de extrema importância que seja executado, a prática programada de exercícios físicos, prescritos e orientados por um profissional de Educação Física.  

Sendo que os exercícios mais indicados para a manutenção da asma, são os exercícios aeróbicos moderados, com o objetivo de estimular a capacidade respiratória, através de algumas modalidades: natação, bicicleta, caminhadas e entre outros.

Mas, por conta do distanciamento social algumas modalidades indicadas estão temporariamente desaconselhadas.

Em momento de distanciamento social, separe um tempo para executar mesmo dentro de sua casa, atividades físicas, leves ou moderadas, levando em consideração a sensação e a resposta do seu corpo, lembre-se que dor não é sinônimo de resultado.

Mantenha-se em movimento de maneira confortável e responsável.

A sua alimentação também pode contribuir para prevenção e manutenção da saúde neste momento:

  • Inclua na sua rotina o consumo de ômega 3 consumindo sardinha e atum. Este nutriente ajuda e muito o sistema respiratório nas respostas inflamatórias;
  • Mantenha um consumo regular de derivados do leite, como iogurte e coalhada.A vitamina D presente nestes alimentos protege o sistema imunológico e as vias respiratórias;
  • O agrião, o guaco e o abacaxi são descongestionantes. Faça um xarope com mel e tome diariamente (atenção apenas aos diabéticos);
  • Alimentos ricos em potássio como a banana melhoram os sintomas de falta de ar;
  • O gengibre e a cúrcuma atuam de forma semelhante ao ômega 3. Inclua no final das preparações;
  • Modere no sal;
  • Ingira água de forma adequada, pois ela é capaz de promover a liberação adequada do muco das vias aéreas;
  • E por fim, evite alimentos processados, doces e alimentos na brasa. Eles induzem o processo inflamatório, promovendo piora dos sintomas da asma.

O Sesi no Paraná investe fortemente em programas de Promoção da Saúde para que a prevenção esteja presente em atitudes cotidianas, para manter bem longe não as pessoas umas das outras, mas sim as doenças que devastam a vida e em todos os aspectos dos indivíduos.

Saiba mais sobre os eixos de Prevenção de Doenças Crônicas, Alimentação Saudável e Estímulo a Atividades Físicas do programa Sesi Cuide-se+.

Por: Sesi PR

Observatório Sistema Fiep
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