[ editar artigo]

Conselho Setorial da Indústria Automotiva elege ações prioritárias

Conselho Setorial da Indústria Automotiva elege ações prioritárias

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizou, na última sexta-feira (19/3), a primeira reunião de seu recém-criado Conselho Setorial da Indústria Automotiva. O encontro, que aconteceu de forma virtual, teve a participação do presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. Em sua fala de boas-vindas aos mais de 70 participantes da reunião, destacou a importância da criação do grupo de trabalho para defender ações conjuntas de interesse do setor, um dos mais relevantes do estado.

"Seguindo a linha da nossa gestão, que tem foco na indústria, a criação do Conselho fortalece toda a cadeia automotiva, uma vez que dará suporte político e institucional às ações estratégicas definidas pelas empresas participantes no tratamento de seus interesses nas mais variadas esferas. Seremos parceiros nas ações prioritárias defendidas nas reuniões para que as decisões ajudem a tornar nossas indústrias cada vez mais competitivas e inovadoras”, defendeu.

O presidente também adiantou que em breve o Senai/PR lançará um novo programa de qualificação de mão-de-obra, focado nas necessidades atuais do setor automotivo, que estará disponível para as empresas.

Durante o evento, conduzido pelo coordenador do Conselho Max Forte (presidente da Brose do Brasil e diretor do Sindipeças Paraná), os participantes puderam priorizar as ações, por meio de uma pesquisa interativa respondida em tempo real, que serão foco de atuação Conselho.

As ações prioritárias são oriundas da Rota Estratégica Automotiva e Autopeças 2031, um estudo de futuro lançado recentemente pelo Sistema Fiep. As ações estão agrupadas pelos fatores críticos de sucesso propostos pelos especialistas: articulação, infraestrutura, mercado, pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) e tecnologia, políticas de estado e recursos humanos. Grupos de trabalho serão constituídos nos próximos dias para avançar na concretização das ações. Por isso o engajamento de diferentes atores, públicos e privados, é tão relevante.

 O Conselho Setorial da Indústria Automotiva vai se reunir mensalmente para discutir os assuntos e decisões pertinentes ao setor.

Observatório Sistema Fiep
Ler conteúdo completo
Indicados para você