[ editar artigo]

Curitiba terá Parque Tecnológico 4.0 da Indústria Automotiva

Curitiba terá Parque Tecnológico 4.0 da Indústria Automotiva

Curitiba vai ganhar o Parque Tecnológico 4.0 da Indústria Automotiva para o desenvolvimento de soluções inovadoras a demandas do setor automotivo e autopeças. O anúncio foi feito ao prefeito Rafael Greca, nesta terça-feira (19/4), pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, em encontro na Prefeitura.

Greca parabenizou o presidente da Fiep pela iniciativa e afirmou que a criação do parque tecnológico se alinha ao conceito do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação para o desenvolvimento econômico sustentável e de cidade inteligente da capital.  

“O Parque Tecnológico da Indústria Automotiva vai poder contar com o apoio do município e com toda a diversidade do Vale do Pinhão, formado por empreendedores, startups, aceleradoras, universidades, o setor industrial, entidades de fomento e empresas de economia criativa”, reforçou o prefeito.

O Campus da Indústria do Sistema Fiep, no bairro Jardim Botânico, foi escolhido para sediar o parque tecnológico automotivo, cujo cronograma de implantação ainda está sendo definido.

No Campus da Indústria já estão instalados a Aceleradora do Sistema Fiep, a Faculdade das Indústrias, o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, o Instituto Senai de Tecnologia, o Centro de Inovação Sesi, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e a Fundação Araucária.  

Cultura da inovação

Segundo o presidente da Fiep, o Parque Tecnológico da Indústria Automotiva está sendo idealizado para provocar competição no setor. “Todos competem no mercado, enquanto cooperam na execução das atividades. É uma nova dinâmica, participativa, que tem a cultura de inovação aberta como catalisadora”, salientou Martins Pedro.

Prefeito Rafael Greca recebe a visita do Presidente da FIEP Carlos Valter Martins Pedro para apresentação do Parque Tecnológico do Setor Automotivo – FIEP  - Curitiba, 19/04/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCSPrefeito Rafael Greca recebe a visita do Presidente da FIEP Carlos Valter Martins Pedro para apresentação do Parque Tecnológico do Setor Automotivo – FIEP - Curitiba, 19/04/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O presidente da Fiep contou que a criação do parque tecnológico é resultado de um trabalho, iniciado em 2021, pelo Conselho Setorial da Indústria Automotiva, com engajamento de vários grupos de trabalho para a instalação de um espaço físico focado em inovação.

No conselho há representantes da indústria, das instituições de ensino e pesquisa, do governo e do Sistema Fiep. São cerca de 90 profissionais em quatro grupos de trabalho: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Articulação e Infraestrutura, Mercado e Formação de Pessoas.

Fabrício Lopes, gerente de Inovação da Fiep, também contou para Greca que, mesmo antes da abertura do Parque Tecnológico da Indústria Automotiva de Curitiba, parcerias estão sendo finalizadas e deverão transformar o espaço de inovação em referência internacional. A BMW do Brasil e o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, por exemplo, vão desenvolver um processo inédito de reciclagem de baterias de carros elétricos no país. “Será uma planta-piloto, que se unirá a outros projetos de pesquisa aplicada já realizados pelo Senai com a Renault e a Bosch”, salientou.

Já a gigante China Three Gorges Corporation (CTGC) escolheu o Senai Paraná como parceiro no desenvolvimento de supercapacitores (de armazenamento de energia) para usinas hidrelétricas. A CTGC é responsável pela operação da maior usina hidrelétrica do mundo, a Três Gargantas, e de outras grandes usinas, no Rio Yangtze, na China. “Esta tecnologia poderá ser também aplicada para resolver o problema de tempo de uso de baterias em veículos elétricos”, avaliou Lopes.

Presenças

Também participaram do encontro o vice-prefeito Eduardo Pimentel; Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que integra o Conselho Setorial da Indústria Automotiva; Luiz Fernando Jamur, secretário municipal do Governo e presidente do Ippuc; Marília de Souza, gerente do Observatório do Sistema Fiep; e Fabiane Franciscone, superintendente do Sesi/IEL e diretora do Senai Paraná.  

Observatório Sistema Fiep
Ler conteúdo completo
Indicados para você