[ editar artigo]

Pacientes oncológicos e o Novo Coronavírus

Pacientes oncológicos e o Novo Coronavírus

 

Manter a imunidade alta é o primeiro passo do autocuidado

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença atinge aproximadamente 7,6 bilhões de habitantes no mundo. Embora o fator genético contribua para o desenvolvimento do câncer, 95% dependente dos hábitos do dia a dia. O Ministério da Saúde reforça que o estilo de vida tem relação direta com o desenvolvimento de doenças, entre elas, o câncer.

Sendo assim, práticas saudáveis, que vão desde alimentação à prática regular de atividades e exercícios físicos, minimizam os riscos de adquirir doenças crônicas e alguns tipos de câncer.

Como melhorar a imunidade durante a pandemia?

  • Praticar atividades físicas regulamente melhora e mantem os “linfócitos T”, relacionados a destruição de células infectadas por vírus. Para isso:
  • Movimente o seu corpo durante o isolamento!
  • Todo movimento bem executado e responsável é bem-vindo. Se já tem experiência em dança, então dance. Se costuma correr e tem espaço suficiente, então corra. Mas escute seu corpo, ele será sempre seu único mecanismo de limitação.
  • Fazer faxina, subir escadas e mesmo andar pelos cômodos da casa é extremamente importante para elevar batimentos cardíacos e a temperatura do corpo. Mas, a atividade e exercício interessante para saúde é aquela executada em um momento especifico, por isso, organize seu tempo e mecha-se!
  • Não utilize fontes de nenhum meio para se exercitar sem conhecer a referência e sem interação, seja antes ou depois, pois um movimento mal executado pode levar a lesões.
  • Caso tenha um profissional de Educação Física de confiança para solicitar auxílio para prescrição e orientação de exercícios on-line, peça por exercícios de estímulo moderados aeróbicos e de fortalecimento muscular, para que mantenha suas atividades funcionais em constante manutenção.

Faça refeições saudáveis:

  • Consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas, vegetais, peixes (como sardinha e atum), feijões e cereais integrais, como arroz, pão e massas;
  • Prefira alimentos da época, pois contém menos defensivos agrícolas;
  • Aumente a quantidade de líquidos, como água, água saborizada, chás e sucos de fruta sem açúcar;
  • Prefira alimentos ricos em vitamina C, como os cítricos, e vegetais verdes-escuros ricos em ferro;
  • Consuma mais sementes como girassol e abóbora sem casca para aumentar o aporte de vitaminas do complexo B e fibras. Já as amêndoas possuem boas quantidades de magnésio, e as carnes ou derivados de animais, possuem zinco. Tais nutrientes são fundamentais para manutenção do sistema imunológico.

O INCA disponibiliza orientações específicas para o manejo do paciente oncológico durante este período. Consulte o site.

O Sesi no Paraná investe fortemente em programas de Promoção da Saúde para que a prevenção se torne cotidiana, mantendo bem longe não as pessoas umas das outras, mas sim, as doenças que devastam a vida.

REFERÊNCIAS

  1. CANCER, SINTOMAS, CAUSAS, TIPOS E TRATAMENTOS, Ministério da Saúde, 2020. Disponível em:<https://saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer>Acesso em 02 de Abril de 2020.
  2. https://saude.abril.com.br/fitness/coronavirus-12-exercicios-para-fazer-em-casa-durante-o-isolamento-social/
  3. ESTILO DE VIDA É O MELHOR CAMINHO PARA PREVINIR O CANCER, Instituto Oncologuia, 2020. Disponível em <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estilo-de-vida-saudavel-e-o-melhor-caminho-para-prevenir-o-cancer/12492/7/>Acesso em 02 de abril de 2020.
  4. FATOR DE RISCO, Wekipédia, 2020. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Fator_de_risco> Acesso em 02 de abril de 2020.
  5. HEREDITARIEDADE. Instituto Nacional de Câncer, 2018. Disponível em <https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/prevencao-e-fatores-de-risco/hereditariedade>. Acesso em 02 de abril de 2020.
  6. PACIENTES COM CANCER SÃO MAIS VULNERAVÉIS AO CORONA VIRUS, Estado de Minas Gerais, 2020. Disponível em:  <https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/03/23/interna_gerais,1131367/pacientes-com-cancer-sao-mais-vulneraveis-ao-coronavirus.shtml> Acesso em 02 de Abril de 2020.
  7. PREVENÇÃO E FATORES DE RISCO. Instituto Nacional de Câncer, 2018. Disponível em <https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/prevencao-e-fatores-de-risco>. Acesso em 02 de abril de 2020.
  8. O QUE É CANCER? Instituto Nacional de Câncer, 2019. Disponível em <https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer>. Acesso em 02 de abril de 2020

 

Observatório Sistema Fiep
Ler conteúdo completo
Indicados para você