[ editar artigo]

Saúde Bucal: cuidados no pós-quarentena

Saúde Bucal: cuidados no pós-quarentena

 

Mudanças de hábitos podem comprometer a higiene bucal

A higiene bucal é essencial para evitar a contaminação do vírus, tendo em vista que a boca é uma das principais portas para entrada de bactérias e microrganismos.

Dessa forma, a rotina de higienização deve iniciar sempre pela lavagem correta das mãos, seguida do uso do fio dental, escovação de dentes, gengivas e tecidos moles após as principais refeições.

Caso alguém na casa apresente sintomas ou suspeita de infecção, a escova de dente deve ficar separada das demais, assim como o uso do creme dental e toalha de rosto deve ser individualizado.

No retorno ao ambiente de trabalho, é importante evitar aglomerações nos banheiros, higienizar a pia antes e após a escovação e utilizar toalha descartável, diminuindo com isso o risco de contaminação.

Embora os consultórios odontológicos sigam rigorosamente as medidas de biossegurança, conforme orientação do Ministério da Saúde e órgãos de vigilância dos estados, nesse período os atendimentos devem ser restritos a urgência e emergência, uma vez que o ambiente odontológico é um dos mais suscetíveis à propagação de vírus.

No entanto, devemos estar atentos e consultar o dentista a qualquer sinal ou sintoma diferente na cavidade bucal.

Por Dra. Carin Caroline Pegoraro - Analista de Segurança e Saúde do Sesi PR

Observatório Sistema Fiep
Ler matéria completa
Indicados para você