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Sesi orienta profissionais que vão fazer home office durante pandemia do coronavírus

Sesi orienta profissionais que vão fazer home office durante pandemia do coronavírus

 

Muitas empresas aderiram ao trabalho remoto, mas vocë sabe como proceder nessa situação?

O Sesi disponibiliza uma CENTRAL DE SAÚDE para tirar suas dúvidas sobre o coronavírus pelo Whatsapp: 41 99602-6727 das 8h às 18h.

Em vigor desde 2017, a modalidade de teletrabalho ou home office permite ao funcionário trabalhar fora das dependências da empresa e desempenhando as mesmas funções que exerceria dentro da empresa. Com a atual medida de combate à infecção pelo Coronavírus, muitas empresas aderiram ao Home Office, mas você sabe como proceder nessa situação?

Acesse aqui a cartilha online com mais dicas e orientações sobre o home office.

O Sesi dá algumas dicas: 

  1. O home office ou teletrabalho deve ser realizado em um local confortável e tranquilo, com uma tecnologia de comunicação disponível, como a internet. Caso seja necessário digitalizar documentos, há aplicativos para android e IOS que digitalizam e os transformam em arquivos com extensão PDF, como Evernote, Adobe Scan e CamScanner.
  2. Normalmente as empresas possuem sistemas próprios ou servidores para o armazenamento dos documentos. Nesse caso, verifique se esses sistemas possuem acesso remoto e solicite a instalação. Para os documentos, salve-os em pen-drive ou em arquivos on-line (nuvem).
  3. Comunique-se sempre com seus colegas e seu gestor. Essas trocas diminuem o afastamento físico e mantém o ritmo de trabalho, como se estivessem no escritório.
  4. No teletrabalho é necessário auto gerenciar-seAproveite o tempo livre para aprender algo novo. Há diversas plataformas de ensino com cursos on-line de curta duração, além de podcasts sobre vários assuntos.  
  5. Algumas empresas têm sistemas próprios para a comunicação dos colaboradores, porém, é um problema quando envolve a participação de pessoas externas à empresa.  Hoje há ótimas ferramentas disponíveis on-line para as reuniões de trabalho, como Skype, Google Hangout, Zoom Meeting, etc.
  6. Para organizar o fluxo de trabalho e projetos em grupo fora do escritório, há ferramentas como Asana e Trello. Essas ferramentas permitem a criação de cards e tarefas, assim seus colegas conseguem acompanhar o trabalho, adiantar tarefas e saber quando será sua vez de atuar no projeto.
  7. Se precisar cronometrar o tempo gasto em determinada atividade, você pode utilizar o Runrun It. É só dar o play no início da atividade, e se você precisar, ainda pode dar uma pausa na atividade e continuar depois.
  8. Por último, e não menos importante, corrija sua postura, faça pequenas pausas durante o dia, alongue-se, caminhe um pouco, tome água, lave bem as mãos e tenha sempre álcool em gel ao alcance. Cuide de você e da sua família.

 

→ Acesse aqui a cartilha online com mais dicas e orientações sobre o home office.

 

Por: Sesi PR


Fontes:

 

 

Observatório Sistema Fiep
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