Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Setor automotivo do Paraná recebe novos investimentos de grandes montadoras

Setor automotivo do Paraná recebe novos investimentos de grandes montadoras
Carla Adriane Fontana Simao
ago. 1 - 2 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

Renault, Volvo e Audi vão investir em pesquisa, novos produtos e expansão

O setor automotivo tem mostrado força de retomada e evolução em 2022. No cenário nacional, para o triênio 2022-2025, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) declarou que a tendência é de movimentos positivos em toda a cadeia automotiva. No Paraná, três grandes empresas automobilísticas – Renault, Volvo e Audi – anunciaram novos investimentos, que têm impacto direto na evolução da indústria e na economia do estado.

Como explica Marcelo Alves, economista do Sistema Fiep, o Paraná vem ganhando em participação e protagonismo ao longo dos anos no segmento. No estado, estão instaladas indústrias de todos os níveis de fornecimento da cadeia automotiva. Para se ter uma ideia da evolução, de acordo com um levantamento da Fiep, entre 1990 e 2019, o número de veículos produzidos aumentou 97 vezes: passou de 4,5 mil unidades em um ano para 442,7 mil e chegou ao patamar de 2º maior fabricante do país de automóveis, caminhões e picapes.

Em 2020, assim como quase todos os setores, o automotivo sentiu consideravelmente o impacto da pandemia. A recuperação, em nível nacional, começou no 4º trimestre e continuou no ano seguinte, com algumas paradas devido à falta de insumos, principalmente de semicondutores, que são utilizados para a condução de correntes elétricas e continuam com oferta considerada escassa.

Já em 2022, passou a ter resultados mais relevantes e tem apresentado recuperação na produtividade. Segundo balanço da Anfavea, a produção de veículos cresceu 6,8% em maio na comparação com o mesmo mês de 2021. Foram fabricadas 205,9 mil unidades, o que também representa um aumento de 10,7% em relação a abril. Em junho, houve uma pequena queda de 4,8% na comparação com maio e de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com isso, a expectativa atualizada da Associação é fechar o ano com 2,34 milhões de unidades, alta de 4,1% sobre 2021. Para vendas internas, deve chegar a 2,14 milhões de autoveículos licenciados, crescimento de 1%. A expectativa para exportação é de 460 mil unidades embarcadas até o fim do ano, o que representa uma alta considerável: 22,2% em relação ao ano anterior.

Leia a matéria completa em G1.

 

Link: 

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/fiep/sistema-fiep/noticia/2022/07/26/setor-automotivo-do-parana-recebe-novos-investimentos-de-grandes-montadoras.ghtml

 


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você