[ editar artigo]

Sistema Fiep lança publicação Tendências 2020

Sistema Fiep lança publicação Tendências 2020

Estudo anual que reúne 12 tendências sociais e tecnológicas também contempla impacto da pandemia do novo coronavírus

No insólito 2020, a já desafiadora tarefa de elaborar a edição anual do relatório de tendências do Sistema Fiep exigiu doses extras de entrega e reflexão. Além do monitoramento contínuo de sinais provenientes de organizações nacionais e internacionais, provedores de tecnologia, institutos de pesquisa, universidades e startups, fez-se necessária a extrapolação do impacto descomunal da pandemia do novo coronavírus.

Realizado pela equipe do Observatório Sistema Fiep, o estudo pondera movimentos tecnológicos e socioculturais em curso, como a remodelação da indústria de alimentos, a reinvenção das rotinas, a aceleração da transformação digital e a flexibilização dos processos educacionais. Na era das tecnologias exponenciais, a resolução dos maiores desafios da humanidade deixa de ser protagonizada exclusivamente por governos e corporações tradicionais. Os serviços multiplataforma, a hiperconexão e a abordagem customer centric redefinem operações financeiras, soluções logísticas, serviços de transporte, saúde e entretenimento.

A necessidade de encontrar um propósito vinculado com o coletivo é evidenciada em 2020. A crise do novo coronavírus tornou-se um momento único para que fossem repensados papéis, práticas e posicionamentos. Entre os desafios e oportunidades decorrentes do contexto pandêmico, emergem as tecnologias de limpeza e desinfecção, as ferramentas de vigilância em massa e os mecanismos de combate à epidemia de informações falsas nas redes sociais.

“Com esta publicação, o Sistema Fiep pretende contribuir com insights e inspiração para sua jornada nos próximos meses. Estar atento às transformações é um dos caminhos importantes para inovar os modelos de negócios, serviços e produtos em torno de novas definições de valor”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

→ Confira outros e-books do Observatório Sistema Fiep gratuitamente aqui.

Observatório Sistema Fiep
Ler matéria completa
Indicados para você