[ editar artigo]

Transição de carreira: o desafio da mudança

Transição de carreira: o desafio da mudança

Com a pandemia, surgem novos desafios que pedem coragem para mudar

Até muito pouco tempo quando falávamos de transição de carreira, mudança de profissão, mudança de emprego, estávamos falando de sair de um local conhecido, de uma empresa, de algo que sabíamos fazer para experimentar algo novo. Esse “novo” poderia ser visto como um desafio, algo motivador, que nos estimula, mas também poderia ser visto como uma ameaça, algo que nos faz sentir medo, receio. Alguns procuravam essa mudança e outros preferiam continuar com as escolhas já feitas. E neste cenário não tem certo ou errado, pois é a história de cada um.

Neste momento de pandemia, algo que chegou sem pedir licença e que desafia o mundo todo, novos contextos surgem. Este cenário nos pede coragem!

Pensar em alguns fatos em relação à nossa vida profissional poderá nos dar coragem para ver além das dificuldades e visualizar possibilidades.

O conhecimento adquirido ao longo da vida nunca se perde! 

Se você estiver num momento em que seu emprego mudou, precisa buscar uma nova forma de trabalhar, não se esqueça do que você já construiu. Pode ser que você passe a fazer algo muito diferente do que já fez, como abrir um negócio, empreender, mas tenha a certeza que todo o conhecimento adquirido vai te servir em algum momento e estará com você para sempre. Talvez você tenha que ter novos interesses, novos aprendizados, mas você nunca estará tirando isso do nada: valorize a sua experiencia... o seu conhecimento. 

Use o auto conhecimento para achar caminhos

Quando temos que começar algo novo temos que estar mais abertos a aprender.

Isso nem sempre é fácil, por isso você precisa se observar, ser um pesquisador de si mesmo. Vou sugerir algumas perguntas e você poderá pensar nelas. Pense com calma antes de responder.

O que eu faço no meu dia a dia que eu considero que faço bem?

Isso te dará a compressão das suas habilidades.

O que eu já fiz na minha vida... até era bom e abandonei?

Isso te mostra algum caminho que você abandonou, mas pode ser uma possibilidade.

O que eu sempre quis entender melhor, mas nunca me dediquei?

Aqui você terá que lidar com algo novo, e talvez descubra que precise aprender e começar do zero, precisará se desenvolver.

Acredite que mudar pode lhe trazer coisas boas!

 

Observatório Sistema Fiep
Ler conteúdo completo
Indicados para você